segunda-feira, 26 de março de 2012

SAERJ no CEMA


O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) existe desde 2008 e foi criado com o objetivo de promover uma análise do desempenho dos alunos da rede pública do Rio de Janeiro nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática do 4° ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.

Instituído pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, o programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala como o SAERJ apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.

O SAERJ compreende dois programas de avaliação: o Programa de Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar e o Programa de Avaliação Externa. Embora com perspectivas diferentes, os resultados dessas avaliações são complementares e, para que possam fazer a diferença na qualidade da educação oferecida, devem ser integrados ao cotidiano do trabalho escolar.

Além de proporcionar um diagnóstico da rede estadual de ensino, a prova premia os alunos que atingem os níveis mais altos em Português e Matemática, “adequado” e “avançado”. Com o resultado do Saerj, a Secretaria de Estado de Educação pode avaliar individualmente cada escola, identificando os pontos positivos e o que precisa ser melhorado.

Em 2011, os estudantes do Colégio Estadual Machado de Assis participaram do SAERJ e, dentre os aprovados, 4 estudantes do 9º Ano de Escolaridade do Ensino Fundamental e 6 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio serão premiados pelo excelente desempenho no SAERJ.

Fonte: http://www.saerj.caedufjf.net/saerj/#

2 comentários:

  1. Parabenizo os estudantes aprovados no SAERJ e premiados pelo escelente desempenho. Estamos muito orgulhosos de vocês.

    ResponderExcluir

Toda crítica deve ser construtiva. Queremos crescer cada vez mais, por isso, ao apresentar qualquer crítica, fundamente-a e apresente soluções.
Não esqueça de se identificar.
Procure ser cortês e educado em seus comentários, não ofenendo ninguém nem usando vocabulário xulo. Obrigada.